Pra quem não me conhece, Sou Ali Graciotte, colaboradora aqui do blog e escritora de romances, e todo mês virei conversar um pouquinho sobre a carreira literária.
Então bora lá começar nosso bate papo gostoso de todo mês?
Dicas para Começar a Escrever... O inicio de Tudo.
Então você me pergunta: Ali quero escrever um livro, mas não sei nem como começar! Bom, te respondo com algumas perguntinhas também... Qual a sua ideia para esse livro? Qual gênero te atrai? Qual publico pretende conquistar? Pois pra quem quer escrever, tem que saber em primeira mão que tem que ter dedicação. E sim! Existe resistência, ok! É natural. Mas a dedicação nos faz entregar à trama de forma única, e quando percebemos estamos vivendo ali, junto ao personagem, suas aventuras e anseios.
Mas Ali, ainda tenho duvidas.
Então vamos refletir juntos? Nessa ideia principal que escolheu para o livro, temos base para manter os argumentos? Se não sabe, é partir para pesquisar sobre o tema escolhido, é procurar descobrir tudo que for relevante ou não sobre o tema para sua história, afinal, leitores estão cada vez mais exigentes e precisamos embasar o livro, para convence-lo.
Outro passo interessante é estruturar o livro em pequenos resumos, capitulo a capitulo, e assim enxergar como ficará no geral a sua historia, fazendo isso, buscar um leitor beta, que é alguém que você conheça e tenha confiança, que possa ler o livro e opinar se esta conseguindo atingir seu objetivo.
Os betas são muito importantes, porem são opcionais, alguns autores não se adaptam com leitores betas.
Após escrever seus capitulos e finalizar a historia, é hora de buscar ajuda profissional, para transforma-lo num manuscrito profissional. Quais tipos de profissionais? Vou citar dois aqui, que te ajudarão imensamente : o copidesque e o revisor. São imprescindíveis para avaliarem, ajudarem, e detectarem os pontos fortes de sua história e apontarem onde deve melhorar, afinal, queremos publicar uma estória atrativa e que faça sucesso entre seu publico não é mesmo? Eu sei que pra quem esta começando é um custo a mais, mas vamos partir da premissa que é um investimento que será recuperado em forma de vendas, elogios e orgulho de sua equipe.
Pra quem pretende escrever, outra dica é: escreva! Escreva sempre, pratique! Escrita também se faz através da pratica diária, isso ajuda muito, e leia, leia muito, especialmente livros semelhantes ao gênero que gosta, pois isso irá mostrar soluções e caminhos tomados por colegas para desenvolver sua estória. Mas, lembre-se: inspirar-se não é copiar! É proibido plagiar, mas é livre para criar sempre, ok?
Sinta! Saiba que sentir é imprescindível. Se você consegue se emocionar com a cena criada, seu leitor certamente sentirá o mesmo, então chore, ria, grite... se você sente, também sentiremos!
E para finalizar, faça primeiramente por amor, que o restante vem, um bom escritor ama o que faz e se amamos é impossível criar algo menos que bom, que nos faça sonhar e viajar sem sairmos do lugar.
Então bora se aventurar?
No próximo post, falaremos mais um pouco sobre o trabalho do copidesque e do revisor, vamos conhecer um pouquinho do trabalho desses profissionais e a diferença que existem entre si, ok?
Beijos meus amores, espero que se sintam inspirados a darem os primeiros passos e até mais!
Arrasou nas dicas, Amiga!
ResponderExcluirÉ isso aí, amar tudo que escrevemos é o essencial ❤❤❤
Parabéns pela coluna, já é um sucesso ❤
Amei esta ideia, vou conhecer mais sobre o mundo da minha escritora.
ResponderExcluirSou uma leitora totalmente apaixonada por livros, desde pequena, meus favoritos são os romances.
Vou ser uma seguidora fiel a esta coluna !
Principalmente por ser no meu blog favorito e escrito pela minha amiga linda, talentosa, uma das minhas Clets !
Desejo a vocês muita inspirações para sempre ter novos livros !
E todo sucesso do mundo !